Principal alvo do Grêmio para o ataque, o atacante Rogelio Funes Mori acertou com o Pumas, do México, segundo o site Super Deportivo. O técnico do Monterrey, Fernando Ortiz, confirmou a saída. O clube gaúcho agora parte para outras opções no mercado.
Funes Mori optou por permanecer no México, onde está desde 2015, e aceitou a oferta de dois anos do Pumas. O jogador deve viajar nos próximos dias para a Cidade do México para passar por exames médicos.
Sei que foi uma decisão de Rogelio aceitar a proposta do Pumas. Ele sabia exatamente o que eu pensava. Para ele como a todos os ex-companheiros, não fecho as portas para ninguém – disse Fernando Ortiz, técnico do Monterrey, em entrevista coletiva.
Nos últimos dias, o Grêmio tinha a negociação encaminhada com o Monterrey e o próprio Funes Mori, a depender de detalhes nas conversas com o jogador.
A negociação viveu idas e vindas. Há duas semanas, o presidente do Monterrey, Tato Noriega, havia dito que Funes Mori não havia aceito a proposta do Grêmio. Nos últimos dias, o representante do clube mexicano no Brasil, Jailton Oliveira, confirmou que o negócio com o clube gaúcho estava perto de ser concretizado.
Pouco dias depois, o Pumas acertou a contratação. Funes Mori nasceu na Argentina, mas é naturalizado mexicano. Defende o Monterrey desde julho de 2015 e ainda tem passagens por River Plate, Benfica e Eskisehirspor-TUR. Em 2022, jogou a Copa do Mundo do Catar pela seleção mexicana.
No Monterrey, o jogador fez 328 partidas e soma 159 gols. Na atual temporada, jogou 17 jogos, fez sete gols e deu duas assistências.Com passagem por grandes clubes da Europa e da América do Sul, Funes Mori iniciou a carreira no FC Dallas, mas logo integrou o elenco juvenil do River Plate. Foi na equipe argentina, que o atacante migrou da base para o elenco profissional, onde ficou por cinco anos e marcou 22 gols.
A boa atuação em campo pelo River Plate chamou atenção de grandes clube, e em 2013, o argentino foi contratado pelo Benfica, de Portugal, onde atuou por duas temporadas e foi emprestado ao Eskisehirspor, da Turquia.
Após a passagem pelo Europa, Funes Mori foi vendido ao Monterrey, do México, e foi lá que o jogador se encontrou. Nos 328 jogos que entrou em campo, marcou 160 gols com a camisa do clube. O rendimento do atacante no México o levou a ser convocado para a seleção do país, já que o jogador tem nacionalidade mexicana.
Funes Mori participou da Copa Ouro de 2022, onde marcou três na campanha da seleção mexicana. Contudo, por conta de uma lesão muscular sofrida, o atacante teve pouca preparação para a Copa do Mundo, mas mesmo assim foi convocado para o Mundial.
O departamento de futebol do Grêmio vem buscando acertar logo a contratação do atacante, para que possa participar da pré-temporada junto ao restante do elenco. Funes Mori já aceitou a ranferência e as partes seguem discutindo detalhes do contrato.