Rafael Nadal voltou a jogar uma partida de simples depois de quase um ano afastado do tênis para se recuperar de uma cirurgia no quadril. Nesta terça-feira, o tenista de 37 anos venceu Dominic Thiem por 2 sets a 0 na estreia do ATP 250 de Brisbane – parciais de 7/5 e 6/1 em 1h29min. O espanhol avançou às oitavas de final do torneio na Austrália.
No domingo, Nadal já havia estreado nas duplas de Brisbane e, ao lado do também espanhol Marc Lopez, foi derrotado pelos australiano Max Purcell e Jordan Thompson. Nesta terça-feira, por outro lado, ele mostrou que retomou o bom tênis e superou o austríaco ex-número 3 do mundo. Foi o décimo triunfo de Nadal em 16 confrontos com Thiem.
Atualmente ocupando a 672ª posição no ranking da ATP por causa do período afastado, Nadal entrou na chave principal de Brisbane como convidado, apesar de poder usar o ranking protegido de número 9 do mundo, posto que ocupava quando lesionou o quadril. Ele encara nas oitavas de final mais um convidado do torneio. O australiano Jason Kubler, 102º do ranking, passou pelo russo Aslan Karatsev – o número 8 do mundo abandonou a partida. Vai ser a primeira vez que Nadal e Kubler medem forças.
Após um ano afastado das quadras, Rafael Nadal voltou a jogar uma partida oficial de simples nesta terça-feira e não decepcionou os fãs. O tenista espanhol fez grande apresentação e venceu o austríaco Dominic Thiem por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/1, em 1h29min de duelo no Torneio de Brisbane, na Austrália.
Nadal não jogava uma partida de simples desde que foi eliminado de forma precoce no Aberto da Austrália de 2023, quando se despediu na segunda rodada prejudicado por dores no quadril. O ex-número 1 do mundo enfrentou dificuldades em sua recuperação e precisou passar por uma cirurgia no local. Foram 349 dias longe do tênis.
Na ocasião, o espanhol mostrou desânimo com as limitações físicas que vinha enfrentando e até deixou em aberto seu retorno ao tênis profissional. Também disse que a temporada 2024 deveria ser a última no circuito.
“Obrigado a todos pelo apoio! É um dia emocionante para mim depois de um dos anos mais difíceis (da minha carreira). Com certeza tive dúvidas antes da partida. Este retorno me fez sentir orgulho de mim mesmo, da minha família e da minha equipe”, declarou o tenista espanhol.
Nadal fez seu retorno às quadras no domingo, numa partida de duplas que teve mais caráter de treino do que de jogo oficial. Em Brisbane, ele formou dupla com seu próprio treinador, Marc López, especialista em duplas. E acabou sendo eliminado logo na estreia. Nesta terça, Nadal fez apresentação completamente diferente, de alto nível.
“Joguei de uma maneira positiva diante de um público incrível. Recebi milhares de mensagens de apoio nestes últimos meses. Foquei menos em ser competitivo e mais em jogar”, comentou o atual número 672 do mundo.
Nesta terça, Nadal não parecia estar sem jogar há quase um ano. Ele entrou em quadra em grande ritmo e deu poucas chances a Thiem, seu rival em duas finais de Roland Garros – o espanhol ganhou o título em ambas oportunidades. O austríaco, ex-número 3 do mundo e atual 98º do mundo, vive momento ruim no circuito após uma série de problemas físicos.
A vitória garantiu Nadal nas oitavas de final do primeiro torneio da ATP na temporada 2024. O espanhol vai enfrentar agora o local Jason Kubler, 102º colocado, que também é convidado da organização, assim como o próprio espanhol. O jogo deve ser realizado na quinta-feira.